quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

VANDERLAN PRESENTE APRESENTAÇÃO RELATÓRIO GESTÃO 2014 ALRS.

Presidente Gilmar Sossella apresenta Relatório de Gestão 2014 da Assembleia Legislativa

Sossella fez prestação de contas de sua gestão em apresentação para imprensa e convidados
Em um almoço para imprensa realizado nesta quinta-feira (22), no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, foi apresentado o Relatório de Gestão 2014 da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, deputado Gilmar Sossella (PDT), comemorou os resultados obtidos, explicando que mesmo tendo sido um ano atípico – de eleições e Copa do Mundo – todas as propostas levadas à Mesa Diretora foram atendidas.
Sossella destacou os principais temas que mobilizaram o Parlamento ao longo do ano – como a renegociação da dívida do Estado (que motivou mais de dez idas a Brasília até a aprovação de projeto no Congresso), a luta pela justa distribuição dos royalties do petróleo, a retomada do debate sobre o carvão mineral gaúcho e questões ligadas à infraestrutura.
Também discorreu sobre ações que resultaram em redução de gastos para o Parlamento e o Estado. Conforme o presidente, houve uma economia de R$ 2,39 bilhões nos últimos dez anos, a partir da diminuição de diárias, do corte de jetons para sessões extraordinárias e do 14º e 15º salários, da redução de cargos e da revisão de contratos. No período, ainda segundo o presidente, a Assembleia teria reduzido gastos em 0,72%, enquanto os demais poderes os elevaram – em 81,87%, o Executivo; 40,99%, o Tribunal de Justiça; 28,81%, o Tribunal de Contas de Estado; e 20,95%, o Ministério Público.
Sossella ainda destacou a chamada “gestão compartilhada” da 53ª Legislatura, que teve também os deputados Adão Villaverde (PT), Alexandre Postal (PMDB) e Pedro Westphalen (PP) no comando da Casa. Informou que, para a próxima administração, deixava um saldo de R$ 78 milhões no caixa.
Relatório de Gestão
Com 80 páginas, ilustradas com obras de arte pertencentes ao acervo da Assembleia Legislativa, o Relatório de Gestão 2014 inicia-se com a palavra do presidente Gilmar Sossella sob o título Fazendo a diferença na vida de cada gaúcho. “Essa frase, que acompanhou as ferramentas de interação e publicização do trabalho da Assembleia gaúcha, ao longo de 2014, vai além da sonoridade de um slogan competente”, afirma o presidente na abertura da publicação. “Entendemos que resume, em sua simplicidade sincera, a essência da condução deste ano em que se encerra a 53ª Legislatura”, completa.
Nas páginas seguintes, são mencionados os principais eventos realizados no ano, como aqueles alusivos aos 10 anos da morte de Leonel Brizola, aos 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, aos 20 anos da Constituição Estadual e aos 50 anos do Golpe Militar. Também são destacadas ações que visaram a otimização de recursos, redução de despesas e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Há 15 anos, o orçamento da Assembleia correspondia, em termos comparativos, a mais de 12 dias de arrecadação de ICMS”, diz o texto. “Hoje, na mesma comparação, representa 5,7 dias da receita total do Estado, em uma redução de mais de 45%”.
As atividades da Assembleia estão divididas em três eixos: Legislativo, Administrativo e Comunicação e Relações Institucionais. O eixo Legislativo apresenta o trabalho de cada uma das comissões parlamentares, as atividades em plenário, as principais leis aprovadas e/ou promulgadas na Casa e as frentes parlamentares instaladas. No eixo Administrativo, são relatadas medidas como o projeto Assembleia Gaúcha Muito Mais Viva, de mudança no sistema de iluminação da Casa e instalação de painéis solares, a criação do plano de cargos e salários para os servidores e o plano de seguridade social dos parlamentares. Por fim, no eixo da Comunicação, são registrados os inúmeros eventos que aproximaram a sociedade do trabalho parlamentar.

Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 14:55-22/01/2015 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis

Fonte: Agência de Notícias ALRS

Nenhum comentário :

Postar um comentário