quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vanderlan visita Ana Pellini, Secretária do Meio Ambiente.

No final da tarde de sexta-feira (23/JAN), o Deputado Estadual Vanderlan Vasconselos, PSB, realizou uma visita a sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA. Recebido pela secretária Ana Pellini, Vanderlan lhe entregou um documento contendo três assuntos do interesse público para serem analisados no âmbito interno da SEMA.

O primeiro dos assuntos diz respeito a atividade industrial que esta sendo realizada no município de Triunfo, sem a devida Licença de Operação – LO. Fato que além de se caracterizar como irregularidade grave. Põe em risco a integridade do meio ambiente. Principalmente da qualidade das águas. Pois não existe nenhum controle sobre o que lá esta sendo feito.

O segundo assunto apresentado, diz respeito a dragagem do rio Gravataí. Que foi motivo de denuncia no próprio blog www.vcvesteio.blogspot.com.br durante o ano de 2014. Pela forma como estava sendo realizada. Na qual a areia do fundo do rio estava sendo depositada de forma direta dentro da Área de Preservação Ambiental Delta do Jacuí – APA Delta do Jacuí. Fato que poderia ser considerado normal, não fosse este trecho ser extremamente contaminado por metal pesado e outros agentes poluidores. Fato que colocou este trecho do rio Gravataí, na literatura como um dos rios mais poluídos do Brasil

O terceiro assunto tratado foi a apresentação de documento entregue ao Governador Ivo Sartori para a realização de uma Parceria Público Privada – PPP, para a realização da dragagem de nossos canais de navegação interiores. Na oportunidade, Sobre este tema Ana Pellini disse que a maior dificuldade encontrada sempre foi de parte da própria Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH. E que a ideia foi por muitos anos alimentada dentro da secretaria como uma alternativa de se realizar a retirada de areia com o mínimo de dano para o meio ambiente.

No final da reunião, Ana Pellini disse que encaminharia para o setor de fiscalização os dois temas focos da denúncia. E que buscaria com o Palácio Piratini a cópia do material á entregue ao Governador. Para estudo e desenvolvimento dentro de sua secretaria.

Foto: Carlos Oliveira

Nenhum comentário :

Postar um comentário