quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CPI da Máfia das Próteses

Vanderlan solicita informações junto ao IPE-RS, PGE e Ministério Público

Legenda: Requerimento foi entregue ao Procurador Geral do Ministério Público, Eduardo de Lima Veiga

A fim de agilizar o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deputado estadual Vanderlan Vasconselos (PSB), requereu informações junto ao Instituto de Previdência do Estado (IPE-RS), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

No Ministério Público, o requerimento foi entregue ao Procurador Geral, Eduardo de Lima Veiga No IPE-RS, a solicitação foi repassada para a Cândida Lopes, da Presidência do Instituto. Na PGE, o documento foi apresentado por Vanderlan a Eusébio Fernando Ruschel, novo Procurador Geral do Estado.

“Estas informações são fundamentais e servirão para as avaliações e como provas na CPI. De todos os encontros, saímos confiantes de que a Assembleia terá a parceria destes Órgãos na elucidação dos fatos”, avaliou o deputado.

Ainda nesta terça-feira, Vanderlan encaminhou solicitação de informação para cinco hospitais de Porto Alegre: Conceição, PUC, Mãe de Deus, Santa Casa e Instituto de Cardiologia.

O pedido de abertura de uma CPI está na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Na solicitação, Vanderlan destaca o prejuízo causado para o Estado em razão das denúncias relativas a uma máfia envolvendo empresas, escritórios de advocacia e profissionais médicos que montaram um esquema para fraudar o sistema de saúde, inclusive com falsificação de laudos e documentos para burlar ações judicias, obtendo desta forma liminares para obrigar o Estado ao fornecimento de próteses e órteses, usurpando os cofres públicos e prejudicando ainda mais o atendimento do cidadão pelo sistema único de saúde.

“Através da CPI o Parlamento cumprirá com a sua obrigação que é a de fiscalizar a adequada utilização dos recursos públicos e o interesse do nosso povo. Nossa preocupação é garantir que, logo no retorno do recesso parlamentar, a Comissão Parlamentar de Inquérito possa estar instalada para acompanhar as investigações que certamente serão instauradas junto aos órgãos competentes”, aponta Vanderlan.

O pedido de instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa para investigar as denúncias envolvendo o fornecimento ilegal de próteses e órteses já conta com a assinatura de nove parlamentares.

O propositor da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deputado estadual Vanderlan Vasconselos, informa que já subscrevem o pedido de implantação os deputados: Catarina Paladini (PSB), Heitor Schuch (PSB), José Sperotto (PTB), Stela Farias (PT), João Fischer (PP), Gabriel Souza (PMDB), Nelson Harter (PMDB) e Décio Franzen (PDT).

Nenhum comentário :

Postar um comentário