quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Deputado pede CPI para investigar fraude em fornecimento de próteses no RS

Pelo menos quatro parlamentares já abriram apoio à iniciativa

O deputado estadual Vanderlan Vasconcelos (PSB) protocolou, na manhã desta terça-feira, pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias relativas ao fornecimento de próteses e órteses no Rio Grande do Sul.

O pedido foi entregue à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Até a tarde desta terça-feira, a iniciativa já tinha o apoio de mais quatro parlamentares: Heitor Schuch (PSB), José Sperotto (PTB), Stela Farias (PT) e João Fisher (PP).

Na solicitação, Vanderlan destacou o prejuízo causado para o Rio Grande do Sul em razão de denúncias relativas a uma máfia envolvendo empresas, escritórios de advocacia e profissionais médicos que montaram um esquema de fraudes, inclusive com falsificação de laudos e documentos, para burlar ações judicias, obtendo liminares para obrigar o Estado a fornecer próteses e órteses, usurpando os cofres públicos e prejudicando o atendimento a quem depende do sistema público de saúde.

OAB/RS procura PGE
Já o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, requereu à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), informações sobre as denúncias do suposto esquema de pagamentos de comissões a médicos e dentistas por distribuidores de próteses e implantes em cinco Estados, incluindo o Rio Grande do Sul.

No ofício, Bertoluci pede os nomes de escritórios de advocacia e/ou possíveis advogados envolvidos no caso. O dirigente lembrou que a seccional gaúcha exige ética dos 65 mil profissionais com inscrição ativa. “Demonstrando que estamos agindo com rigor, mais de dois mil advogados já foram suspensos, sendo que 30 foram excluídos do exercício da atividade de forma definitiva nos últimos anos”, ressaltou o dirigente.

Após receber as informações acerca do caso, a OAB promete tomar as medidas disciplinares, se necessário.

Fonte: R7 - Rádio Guaíba

Nenhum comentário :

Postar um comentário